Mais técnicos para o sector de Saúde em Tete

Data: 06/01/2018
Mais técnicos para o sector de Saúde em Tete

Com um total de 112 finalistas, o Instituto de Ciências de saúde em Tete, encerrou na manhã de 22 de Dezembro no Pavilhão do Conselho Municipal da Cidade de Tete, quatro turmas dos cursos de Enfermagem geral, Enfermagem em saúde Materno Infantil, Farmácia e de Técnicos de Nutrição. 

A Cerimónia de graduação daqueles profissionais, foi orientada pelo Governador da Província, Paulo Auade, que incluía a distribuição e juramento dos menos, actos que marcaram uma nova era dos que pela primeira vez, irão integrar a grande família, que é o sector da saúde para servir o povo. No seu discurso, Auade disse que os cursos que acabam de serem encerrados, fazem parte das acções do plano quinquenal do governo e que preconiza a prestação de cuidados primários de saúde às populações, até aos lugares mais recônditos. Mais adiante, o governante de Tete, disse que em todo o exercício profissional de saúde, os técnicos devem assumir uma atitude exemplar, postura e moral compatíveis com a profissão, que é para enfrentar com sucesso, as expectativas dos utentes que se prendem com a boa qualidade no atendimento, cortesia e humanismo na prestação dos serviços. Recordou que os desafios de momento para os prestadores de cuidados de saúde, são a humanização e cortesia no atendimento dos utentes, em todas unidades sanitárias da província, bem como o combate ao roubo, corrupção, trafica e venda ilícita dos medicamentos. 

 Aude, apela aos graduados para que mulheres e crianças constituam a prioridade nas actividades diárias, recordando sempre que é necessário que se alcance o desenvolvimento sustentável, na redução da taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes em cada mil nados vivos. “Usem tudo o que estiver ao vosso alcance para salvar a vida daquele grupo alvo e específico, concretamente nas maternidades, devem ser locais onde paira a alegria e felicidade de cada mãe”, disse. Recordou ainda que está ciente que com aquela graduação, o país ganha para o mercado de emprego mais 112 técnicos de saúde e as dificuldades que eventualmente possam encontrar na vida profissional e social, não os retraiam, bem assim comprometer o brio profissional, mas sim, servir de alavanca para adquirir mais experiências e maturidade de forma a seguir em frente e lutar para tornar sonhos em realidade. Por sua vez os graduados, comprometeram-se a cumprir na íntegra, através da mensagem apresentada na ocasião, todos os ensinamentos adquiridos na formação e em prol das comunidades para onde forem e como em qualquer processo de ensino e aprendizagem, dificuldades não faltaram, tendo dito que foram ultrapassadas devido aos esforços conjugados por parte da Direcção do Instituto em coordenação com a Direcção Provincial de Saúde de Tete. 

Texto: ICS.