A Provincia

Potencialidades

A província de Tete tem grandes reservas de recursos minerais sendo a mais beneficiada do país tanto em quantidade como em variedade. Há jazigos de minerais metalíferos, não metalíferos, rochas ornamentais, mármores, pedras de adorno entre outras. Grande parte destas jazidas ainda está intacta.

Sabe-se da existência do Carvão mineral, pedras preciosas, de ornamentação e semipreciosas, ouro, anortositos, grafites, água mineral, dumortierites, gabro, ágatas, labradorite, turmalina, quartzo-rosa, urânio, ferro, cobre, granito-negro, calcário, vanádio, fluorite e outros.

Ler mais

Tete, é a província com maior cobertura vegetal no país. Uma floresta de tipo fechada, aberta e savanas, que inclue a Chanfuta, Umbila, Umbáua, Mopane (Ntsanha), Pau-preto (N’khomodua), Ntumbui, Micaias e Ntondo.

Ler mais

 Província de Tete, oferece grandes atractivos para o desenvolvimento do turismo do interior. Na albufeira de Cahora Bassa, a actividade turística já está em franco desenvolvimento, ainda há a destacar as águas termas de Boroma, as fontes de água da Angónia, da Macanga de Chiúta, de Zumbu as fortalezas na cidade de Tete, para além de muitos outros locais de interesse turístico.

Ler mais