Lançamento da campanha agrária 2018/19

Data: 05/11/2018
Lançamento da campanha agrária 2018/19

A Província de Tete prevêem produzir mais de 3 milhões de toneladas.

Esta informação foi dada após o lançamento da campanha agrária 2018/2019, no dia 25 de Outubro, que a nível da província de Tete, as atenções foram viradas para o distrito da Marávia, posto administrativo de Malowera, concretamente, no povoado de Phewa, numa cerimónia orientada pela ministra da Saúde em representação do governo central.

Paulo Auade, governador da província, na sua intervenção disse que a província escolheu como culturas de bandeira, o milho, a batata-reno e os feijões, que durante a campanha agrária 2017/2018 a província alcançou uma produção de 2 milhões, oitocentos e cinco mil toneladas, sendo que 931 mil toneladas de milho, 213 mil de batata-reno e 206 mil de feijões.

Auade, disse ainda que contribuíram para o alcance desta produção, a queda regular das chuvas em alguns pontos da província, concretamente nos distritos a norte, como Angónia, Tsangano, Chifunde, Macanga, Zumbu e Marávia com 70% da produção. Contudo, durante a campanha finda, houve alguns constrangimentos como a queda tardia das chuvas e as pragas nas zonas centro e sul da província.

Auade afirmou que a campanha agrária ora lançada, perspectiva o aumento das culturas de milho, feijões e batata-reno, através do aumento das áreas de produção e produtividade, bem como o aumento de produção de aves e caprino, fruto de contratação de novos extensionistas e médicos veterinários.

Outrossim, a província prevê trabalhar na presente campanha, um milhão, duzentos e vinte e três mil hectares, representando uma subida de 1.5 por cento em relação à campanha finda e com uma previsão de produção de 3 milhões, duzentas e noventa e duas mil toneladas de produtos diversos, que representa um aumento de 2 por cento em relação a campanha 2017/2018. “Só seremos independentes e soberanos se tivermos muita produção”, frisou.

Nazira Abdula, Ministra da Saúde, designada pelo Conselho de Ministros para orientar a cerimónia do lançamento da campanha agrária 2018/19, disse que a presente campanha será realizada no quadro de um regime de chuvas que irá satisfazer as necessidades hídricas das culturas e do abeberamento do efectivo pecuário, nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, o que pressupõe em três meses haverá condições ideais para produção.

Abdula, apelou aos produtores no sentido de iniciar com a sementeira tardiamente para coincidir com o período de abundância da chuva. E ainda na sua palavra exortou igualmente aos produtores a adoptar práticas agrícolas sustentáveis, como a preservação dos recursos naturais, a água e a terra, para que a campanha tenha sucesso.

Na cerimónia, foram premiados os agricultores e extensionistas que se notabilizaram ao longo da campanha agrária 2017/2018,  que decorreu sob lema: “Moçambique no aumento da produção e produtividade rumo à fome zero”.

Texto: ICS.