Povo Nguni reunido em mais um festival

Data: 08/08/2019
 Povo Nguni reunido em mais um festival

Decorreu no passado dia 3 de Agosto no povoado de Folotia no distrito de Angónia a segunda edição do festival do povo Nguni. O evento iniciou com a visita aos monumentos históricos de Zintambira seguida de uma cerimónia tradicional.

Na intervenção da Sua Alteza Nkossi ya Makhossi Rainha Zintambira IV agradeceu ao Governo por ter aceitado que a segunda edição do festival tivesse lugar em Moçambique cujo objectivo é fortificar a cultura e a partilha de ideias entre o regulado e o governo, de forma a dar boa consistência na governação dos países com esta etnia. “Todo povo tem sua cultura e suas tradições nos sentimos que a nossa cultura Ngoni está cada vez mais a crescer e tornando uma atraccão turística”, frisou.

Por sua vez o Rei Gomani V da República do Malawi disse na sua intervenção que Malawi e Moçambique são irmãos, eis a razão do convívio. Acrescentando, disse que é a realização de um sonho fazer o festival no território moçambicano e mostra o espírito de fortificação da cultura Nguni. Gomani V, disse ainda que os massoko ngoni têm o sonho de continuar a realizar os festivais em todos os países onde estão os seus povos como Malawi, Moçambique, Tanzânia, África do Sul e outros.

O evento contou com a participação de Sua Excelência Paulo Aude, Governador da Província de Tete que na sua intervenção disse que, foi uma ocasião como governo manifestar o reconhecimento e apreço aos líderes tradicionais e comunitários dos povos da etnia Nguni e artistas de uma das expressões do nosso rico e diversificado mosaico cultural o “Ngoma”.

Outrossim, Auade disse que o “festival dos povos da etnia Nguni constitui igualmente o momento de celebração e partilha das nossas ricas e vivas tradições, onde os artistas e líderes trocam experiências e reavivem os traços culturais e o seu empenho na exaltação dos valores culturais, continuação da luta contra a pobreza, pois, o ngoma é originalmente uma dança guerreira”. 

Texto e Imagem: ICS.