Num financiamento da UNICEF 15 motorizadas foram entregues às conservatórias distritais dos registo e notariado

Data: 09/03/2018
Num financiamento da UNICEF 15 motorizadas foram entregues às conservatórias distritais dos registo e notariado

O Governador da Província de Tete Paulo Auade procedeu no passado dia 20 de Fevereiro a entrega de 15 motorizadas adquiridas pela Direcção Provincial da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos em parceria com o UNICEF, para o programa de registo de nascimento. As motorizadas foram entregues ao igual número de conservatórias distritais dos registos e notariado.

Segundo Eugénia Castro, chefe do Departamento Provincial do Registos e Notariado, o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos em parceria com o UNICEF, doou motorizadas que irão facilitar a deslocação dos directores distritais às zonas recônditas, e disse ainda que com aqueles meios, era um grande ganho. Eugénia, referiu que só no ano passado, o seu sector efectuou 130 mil e setenta registos, com maior destaque para crianças.
No acto da entrega, Paulo Auade começou por saudar a Direcção Provincial da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos que através do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), o parceiro de cooperação no programa de registo de crianças, adquiriu os meios circulantes que irão dinamizar o processo de registo de nascimento. Auade disse ainda que as motorizadas devem ser usadas condignamente nos distritos para a monitoria das actividades de registo de nascimento nas conservatórias e postos de registo civil e devem ser usadas para o fim a que se destinam, com isto; espera-se que os próximos informes demonstrem que houve aumento na cobertura dos actos nos postos e povoados que foram visitados e que as dificuldades técnicas, foram sanadas. Auade recomendou igualmente o uso adequado e manutenção dos meios circulantes porque é um ganho para os distritos, província e para o programa de registo de nascimentos.

Texto: ICS.