Marávia acolhe a cerimónia do lançamento do X festival de cultura a nível da província

Data: 06/04/2018
 Marávia acolhe a cerimónia do lançamento do X festival  de cultura a nível da província

O distrito da Marávia acolheu no passado dia 23 de Fevereiro a cerimónia do lançamento do X Festival Nacional de Cultura, orientada pelo Director Provincial da Cultura e Turismo de Tete.

Cerca de mil artistas, dentre colectivos e individuais de diferentes manifestações culturais, irão disputar a fase provincial do X Festival Nacional de Cultura, Niassa 2018.
Os representantes da província de Tete ao festival nacional a ter lugar no Niassa, serão conhecidos em Fíngoè, sede do distrito de Marávia, no mês de Maio.
Segundo Henriques Ali, Director Provincial da Cultura e Turismo de Tete, até ao momento está a decorrer o processo de inscrição e cerca de setecentos artistas já estão inscritos com destaque para danças tradicionais, canto, teatro, gastronomia, escultura e outras.
Ali disse ainda no seu discurso que o governo moçambicano, ciente da importância da cultura para o desenvolvimento do nosso país, tem vindo a realizar festivais nacionais de cultura desde 1978 e a sua primeira edição, realizou-se na província de Maputo. Àquele dirigente, referiu que ao realizar o décimo festival de cultura, pretende-se mais uma vez celebrar a nossa unidade, baseada na diversidade do povo onde Moçambique todo será exaltado.
Outrossim, a nossa província tem o privilégio de albergar diversas manifestações culturais, mostrando assim a sua força e riqueza multicultural.
Henriques Ali, que falava em representação do governador da província, apelou para que a fase provincial que terá lugar em Maio no mesmo distrito, constitui uma oportunidade para a valorização da nossa cultura, trazendo as principais expressões em vias de extinção como forma de divulgar e resgatá-las. Exortou igualmente aos operadores turísticos e agentes económicos para que saibam e façam do festival de cultura, uma oportunidade para incrementar mais as suas receitas, acrescentou. Sabe-se que o décimo festival nacional da cultura vai decorrer sob lema “ A cultura promovendo a mulher na identidade para o desenvolvimento sustentável”.

Texto: ICS.