Governo de Mutarara pronto para eventuais casos de calamidades

Data: 31/12/2018
Governo de Mutarara pronto para eventuais casos de calamidades

O Administrador de Mutarara, Lucas Atanásio Muidingui, disse que todas as instituições do distrito estão mobilizadas para serem mais interventivas, em prontidão está também o Comité de Gestão de Riscos e Calamidades Naturais e a população já está alertada a precaver-se em momentos de mau tempos, a fim de evitar a perda de vidas humanas.

Assim, a sensibilização está a ser levada a cabo pelos comités de riscos e calamidades naturais, bem como pelos comités de saúde e destacou o papel da Rádio Comunitária de Mutarara a qual não está alheia quanto à divulgação das mensagens.

O Administrador do distrito, falava no encontro do Conselho Técnico Distrital e disse que as chuvas que se fizeram sentir em Novembro e Dezembro últimos estão a criar alguns danos nalgumas infra-estruturas do distrito, com destaque ao desabamento de 12 casas construídas com o material precário, 1 Escola, 2 locais de culto, secretaria da localidade de Nhaphale e a estrada que liga a sede do posto administrativo de Charre àquela localidade está intransitável devido ao desabamento de uma ponteca.

Em relação à prontidão do INGC, Muidingui anunciou a existência de pelo menos 3 barcos e 2 marinheiros, tudo para dar resposta em tempo útil, em casos de registo de cheias e/ou inundações.

Por seu turno, o Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estrutura de Mutarara, Rogério Jonas Dumana, disse que o governo vai fazer uma intervenção de emergência para facilitar a circulação de pessoas e bens naquele troço, aguardando que em 2019 venha se repor a plataforma e a construção de um aqueduto que vai facilitar a passagem de águas fluviais no local considerado problemático naquela via.

Quanto a outras estradas do distrito, o Governo garantiu estarem todas transitáveis com destaque a EN 322 que liga o cruzamento Madamba à sede do distrito de Mutarara, pese embora permaneçam ainda alguns troços que dificultam a normal circulação de pessoas e bens, devido à fraca qualidade dos serviços do empreiteiro que está nos referidos troços, para fazer a manutenção.

Referir que o nível das águas da bacia do Zambeze, ainda está abaixo do nível de alerta, com registo de 4,20 m no rio Zambeze e 6,17 no rio Chire, nos dias 11 e 12 de Dezembro corrente contra 5,40 e 8 m para Zambeze e Chire respectivamente, níveis considerados preocupantes pela Ara Zambeze.

Mesmo assim, segundo a fonte, a população deve se retirar das zonas mais críticas e propensas e se afixarem nos locais seguros por estar a chover a montante.