Comemorado o dia das FADM em Tete

Data: 25/10/2018
Comemorado o dia das FADM em Tete

“A luta de libertação nacional foi último recurso para a conquista da independência Nacional”

Estas foram palavras do Administrador do distrito de Tete, Mendes Cardoso, que orientou Cerimónias da comemoração do dia 25 de Setembro na praça dos heróis moçambicanos.

No dia 25 de Setembro, há 54 anos que a frente da libertação de Moçambique, FRELIMO desencadeava, em nome de todo povo moçambicano, o início da luta Armada de Libertação Nacional.

Cardoso, disse que o desencadeamento da Luta Armada de Libertação Nacional foi o último recurso que os moçambicanos encontraram para conquistar o seu direito de serem independentes. Com isso, o seu objectivo era para libertar a terra e os homens para que todos moçambicanos vivessem livres no nosso território.”

O governante disse ainda que a luta de libertar Moçambique deu o fim dos 500 anos da ocupação colonial portuguesa, que na verdade os moçambicanos nunca consentiram essa ocupação. Acrescentou que o dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique deve render a homenagem justamente aos melhores desta pátria dos heróis, devendo criar condições, em memória daqueles que na frente da batalha e na clandestinidade, consentiram todo sacrifício incluindo a própria vida, em nome duma causa maior que é a liberdade que todos hoje desfrutamos, frisou.

Num outro desenvolvimento, Mendes aproveitou o dia das Forças Armadas Defesa de Moçambique, para lembrar aos presentes que este ano a data coincide com o lançamento da campanha eleitoral que culmina com as quintas eleições autárquicas a 10 de Outubro de 2018 que pela primeira vez decorreu sob novos modelos resultantes da aprovação pela Assembleia República do pacote Legislativo e aproveitou da ocasião para apelar a todos munícipes para uma participação activa e massiva e de forma ordeira com civismo.

 

Texto: ICS.