Chuva e ventos fortes criam desgraça

Data: 09/03/2018
Chuva e ventos fortes criam desgraça

Chuva, acompanhada de ventos fortes faz três óbitos e destrói vinte e uma casas em alguns bairros da Cidade de Tete.

Destes óbitos um adolescente de 12 anos e um adulto foram arrastados pela força das águas da chuva e um outro adulto são encontrados com a morte de um veículo, além de um total de vinte e uma casas destruídas parcialmente e totalmente.  É o rescaldo da chuva e ventos fortes  que se abateram sobre a cidade de Tete, que começam no final da tarde da segunda-feira data 7 de Março de 2018 e que se prolongaram pela noite.

Sabe-se que cinco dos nove bairros da urbe foram afectados, nomeadamente, Mpáduè, Samora Machel, Francisco Manyanga, Matundo e Chingodzi, destacando esta última, as casas com o mar foram destruídas e totalmente mortas todas às ocorrências no bairro Samora Machel, com uma ponteca a ser destruída no Matundo.
Segundo Alex Ângelo, porta-voz do INGC em Tete, os dados acima são preliminares vistos, há um trabalho multissectorial de monitoria ás ocorrências fazendo o levantamento das famílias afectadas  pela chuva do dia  7 de Março de 2018.

O porta-voz do INGC refere-se ao governo de Tete continuará a prestar o apoiar aos necessitados, visto que, quase em todos os bairros da cidade, algumas famílias sofreram o desabamento  das suas residências que estão na sua óptica, são de construção precária. Quanto aos distritos da província, o INGC - Delegação de Tete, diz  ter já alocado os produtos suficientes da primeira necessidade para o apoio ás populações, de qualquer eventualidade de calamidade. A nossa fonte acrescentou que para além do distrito de Tete, desabou igualmente 5 casas em Mágoè, em resultado da chuva que se fez sentir no mesmo dia. Fora destes dois distritos afectados, nenhum outro distrito da província apresenta sinais assustadores de surgimento de  de qualquer outra calamidade natural.

Dada uma situação crítica que o fenómeno provocou, Paulo Auade, Governador de Tete e o seu executivo já estão a visitar as famílias afectadas para encorajar e confortas-las.

Para as famílias enlutadas, o governante orientou para o INGC para prestar todo o apoio necessário, o fato que culminou com a entrega de 5 tendas e os produtos
como um facto prioritário  numa primeira fase.
Segundo jornal do ICS, na sua ronda pela periferia da cidade notou que a chuva e ventos fortes invadiram as principais ruas e avenidas da urbe, tento arrastado algumas viaturas ligeiras, tchopelas e motorizadas sem causar danos maiores. Igualmente boa parte de famílias que tem estado a desenvolver agricultura de subsistência no vale do Nhalutanda, perdera as suas culturas. 

Texto: ICS.