A AMODEFA recebe 3 ambulâncias

Data: 31/12/2018
A AMODEFA recebe 3 ambulâncias

Chaves de 3 ambulâncias que irão fortalecer o sistema de saúde para uma melhor disponibilidade de métodos de planeamento familiar, foram entregues no passado dia 27 de Novembro, à Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA).

Andrea Marie Wojnar, representante das Nações Unidas para a população, uma organização não governamental que opera na Província desde Março do ano em curso, vai fazer a entrega formal das 3 viaturas que serão afectas nos distritos de Chiúta, Macanga e Zumbo respectivamente.

O projecto “A minha Escolha” é financiado pelo governo dos Países Baixos, no valor de 15 milhões de dólares, num período de 4 anos e tem como objectivos, reduzir a mortalidade e contribuir com os esforços na redução de gravidezes em adolescentes e gravidezes indesejadas entre mulheres jovens, através do reforço nas intervenções do planeamento familiar.

Andrea Wojnar, indica que o governo dos Países Baixos disponibilizou 7 milhões de dólares apenas para os programas de planeamento familiar ao nível Nacional, enquanto os restantes estão destinados para a Província de Tete.

O projecto em referência, unicamente na província de Tete, possui 3 actividades diferentes sendo componentes nas escolas, comunidades e nas Clínicas fixas para além das clínicas móveis que irão ajudar bastante nas comunidades distantes com os serviços de planeamento familiar.

Entretanto Carla Mosse, directora Provincial de Saúde em Tete, na sua intervenção, deu a conhecer que aquele projecto, ao longo dos nove meses do ano, foi realizado um total de 227 mil 761 consultas de planeamento familiar a mulheres de 15 a 49 anos, representando uma cobertura de 43 por cento, contra 216 mil 752 correspondentes a 40 por cento de igual período do ano 2017.

Carla Mosse, disse ainda que apenas 43 por cento das mulheres apareceram nas consultas de planeamento familiar, por isso há necessidade de intensificar as intervenções que concorram para melhorar a aderência das famílias da província, aos métodos de planeamento familiar através do fortalecimento do sistema de saúde para melhor disponibilidade de contraceptivo, aumentar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde sexual e reprodutiva para os jovens.

Mosse disse mais adiante que com a implementação conjunta entre a Direcção Provincial de Saúde e a Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Famílias e em parceria com o (FNUAP) Fundo das Nações Unidas para a população, o programa Minha Escolha, irá contribuir positivamente para acelerar esforços de reduzir gravidezes em adolescentes e gravidezes indesejadas entre mulheres jovens, fortalecer o sistema de saúde para uma melhor disponibilidade de contraceptivos e consequentemente do planeamento familiar, não só nos distritos acima referidos, como também para toda a província de Tete.