Noticias da Provincia

Realizou.se, nos dias 15 e 16 de Julho do ano em curso, no Distrito de Tsangano - Posto Administrativo de Ntengo-wa-Mbalame, o VIII Festival Provincial da Cultura e do Nyau, sob o lema: “Cultura, garante de uma Convivência Harmoniosa e no Espírito da Unidade na Diversidade entre os Povos”.

Ler mais

No âmbito da Visita Presidencial, decorreu no dia 28 de Julho de 2017 a  Feira das Potencialidades da Província de Tete, que teve lugar no detrito de Cahora Bassa, com duração de 1 dia.

Ler mais

Nos dias 24 à 27 de Julho de 2017 as Direcções Provinciais da Saúde e Género, Criança e Acção Social realizaram um Conselho Coordenador Provincial, do qual os sectores desenvolvem acções conjuntas com objectivo de coordenar, planificar e controlar o desenvolvimento dos programas e actividades, aos diversos níveis, e o cumprimento do Plano Quinquenal do Governo na aplicação das políticas sectoriais. 

Ler mais

No dia 21 de Julho, foi lançada oficialmente na Província de Tete, a Pré-Campanha de Mobilização Social para a Campanha de Cobertura Universal (CCU) de Distribuição de redes mosquiteiras, que tem como objectivo principal contribuir para a redução da morbidade e mortalidade por malária na Província. A cerimónia foi presidida por Sua Excelência Paulo Auade, Governador da Província, e contou com a presença de Membros do Governo, Organizações da Sociedade Civil, Líderes Comunitários, população da Cidade de Tete e vários artistas convidados.

Ler mais

A albufeira de Cahora Bassa apresenta uma variedade de espécies de peixes. Esta diversidade tem atraído vários pescadores semi-industriais Nacionais e estrangeiros em sociedades ou individuais e pescadores artesanais. 

Ler mais

O rubi é uma das pedras coloridas mais valorizadas e desejadas do mundo e é amplamente utilizada para criar joias de beleza singular. Sempre vermelha, é uma pedra muito rara e faz parte da nossa história desde a antiguidade. Com o seu tom vibrante, o rubi é considerado a pedra do mês de julho, a gema do amor e da paixão, além de ser o símbolo para anéis de formatura de diversos cursos. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre essa gema única?

Ler mais

Ponte Dona Ana perpassa o rio Zambeze entre as vilas de Sena (distrito de Caia na província de Sofala), e Nhamayabué (sede do distrito de Mutarara na província de Tete), em Moçambique, ligando efetivamente as duas metades do país. Com uma extensão de 3750 metros, trata-se da maior ponte ferroviária da África Austral.

Ler mais

Em Março de 1956, realiza-se a primeira visita de engenharia aos rápidos de Cahora Bassa. A configuração topográfica do vale conferia ao local adequadas características para a instalação de uma estrutura hidráulica de represamento do rio com fins hidroenergéticos, dando assim seguimento às ideias avançadas no início do Século 20 pelo cientista português Gago Coutinho quando realizou o primeiro levantamento cartográfico do Vale do Zambeze, entre Tete e o Zumbo. 

Ler mais