Noticias da Provincia

O pavilhão polivalente do conselho autárquico de Tete acolheu na manhã de ontem, dia 2 do mês em curso a cerimónia de abertura da semana de Ensino Técnico Profissional sob o lema “POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COMPETITIVA DE QUALIDADE”.

Ler mais

No dia 23 de Agosto do ano em curso a Direcção Provincial de Ciências e Tecnologia Ensino Superior Técnico Profissional (DPCTESTP), realizou a reunião de balanço do quinquénio 2019 e perspetiva para o ano 2020 com o lema “Fazer de ciência e tecnologia, ensino superior e técnico provincial a chave para alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da província."

Ler mais

Teve lugar no dia 21 de Agosto do ano corrente, a IV cerimónia de graduação na Universidade Púnguè-Extensão de Tete, tendo sido graduados 253 estudantes, dos quais 2 mestres e os restantes 251 licenciados distribuídos em 15 áreas ministradas por aquela instituição de ensino superior.

Ler mais

Decorreu entre os dias entre os dias 5 e 16 do mês de Agosto do ano em curso, no Centro Provincial de Formação Agrária (CPFA) a formação dos técnicos recém-admitidos na Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar (DPASA) para desempenharem a função de extensionistas, da qual participaram 29 técnicos dentre tais 3 Superiores em Agro- Pecuária, 1 Médico Veterinário e os restantes 25 são médios em Agro- Pecuária, onde no total 9 são mulheres.

Ler mais

As cerimónias de encerramento das comemorações da semana da SADC na Província de Tete tiveram lugar em Manje, sede do Distrito de Chiúta, no dia 17 de Agosto do corrente ano. O evento foi orientado por Sua Excelência Paulo Auade, o Governador da Província de Tete, que contou com participação dos Membros dos Governos Provincial e Distrital de Chiúta, líderes tradicionais, combatentes e a população em geral.

Ler mais

No dia 17 de Agosto do ano em curso, a Província de Tete realizou o X Festival Provincial de Nyau, cujo mesmo teve lugar em Manje, sede do distrito de Chiúta sob o lema "Fazer da Cultura e Turismo um Baluarte, na Preservação do Património Cultural e Promovendo as Potencialidades Locais", com objectivo de preservar e valorizar a cultura na manutenção da paz e consolidação da unidade nacional.

Ler mais

Sob lema, “SENAMI Apostado na Melhoria dos Serviços Prestados e na Erradicação da Corrupção”, decorreu de 9 à 11 de Agosto corrente, o segundo Conselho de Cordenador da Migração, no Hotel VIP-Executive na Cidade de Tete. O Evento foi orientado por Sua Excelencia Jaime Basílio Monteiro, o Ministro do Interior. O evento tinha como objectivo fazer balanço das actividades de 2018 e primeiro semestre de 2019 e também desenhar estratégias de forma a servir melhor a todos aqueles que procuram os serviços de migração.

Ler mais

A palestra alusiva a “Vida e Obra de Doutor Eduardo Mondlane”, o Arquiteto da Unidade Nacional decorreu no dia 8 de Agosto do ano corrente, no Instituto Superior e Universitário (ISUTE)-“Apolitécnica” de Tete, foi orientada por Sua Excelência Paulo Auade, o Governador da Provincia de Tete e tinha como tema: Educação e Género na Perspectiva do Professor Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, que contou com a presença do Director Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (DPCTESTP)-Senhor Joaquim Zuze Meque, Senhor Director Adjunto da Apolitécnica, Membros Colectivo de Direcção da DPCTESTP, corpo técnico e administrativo (CTA) e estudantes do ISUTE e outros convidados.

Ler mais

No dia 10 de Agosto do ano em curso o Governo da Província de Tete fez entrega de 10 barcos aos pescadores artesanais no distrito de Mutarara, com objectivo de aumentar a capacidade do pescado e colecta de receitas próprias e para os cofres do Estado. Com o funcionamento das embarcações os pescadores artesanais daquele distrito passa a aumentar a sua capacidade do pescado que passa éde 2500 para 5000 tonelada.

Ler mais

Trata se de uma represa localizada no bairro Déguè, unidade de Mitsanha que vai beneficiar a população daquele ponto do distrito de Tete. Na ocasião, Sua Excelência Paulo Auade, Governador da Província disse no seu discurso que para o Governo de Moçambique, uma das prioridades é a agricultura para a produção de comida no seio das comunidades, sendo esta, uma forma de combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento.

Ler mais