Noticias da Provincia

No dia 17 de Agosto do ano em curso, a Província de Tete realizou o X Festival Provincial de Nyau, cujo mesmo teve lugar em Manje, sede do distrito de Chiúta sob o lema "Fazer da Cultura e Turismo um Baluarte, na Preservação do Património Cultural e Promovendo as Potencialidades Locais", com objectivo de preservar e valorizar a cultura na manutenção da paz e consolidação da unidade nacional.

Ler mais

Sob lema, “SENAMI Apostado na Melhoria dos Serviços Prestados e na Erradicação da Corrupção”, decorreu de 9 à 11 de Agosto corrente, o segundo Conselho de Cordenador da Migração, no Hotel VIP-Executive na Cidade de Tete. O Evento foi orientado por Sua Excelencia Jaime Basílio Monteiro, o Ministro do Interior. O evento tinha como objectivo fazer balanço das actividades de 2018 e primeiro semestre de 2019 e também desenhar estratégias de forma a servir melhor a todos aqueles que procuram os serviços de migração.

Ler mais

A palestra alusiva a “Vida e Obra de Doutor Eduardo Mondlane”, o Arquiteto da Unidade Nacional decorreu no dia 8 de Agosto do ano corrente, no Instituto Superior e Universitário (ISUTE)-“Apolitécnica” de Tete, foi orientada por Sua Excelência Paulo Auade, o Governador da Provincia de Tete e tinha como tema: Educação e Género na Perspectiva do Professor Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, que contou com a presença do Director Provincial da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (DPCTESTP)-Senhor Joaquim Zuze Meque, Senhor Director Adjunto da Apolitécnica, Membros Colectivo de Direcção da DPCTESTP, corpo técnico e administrativo (CTA) e estudantes do ISUTE e outros convidados.

Ler mais

No dia 10 de Agosto do ano em curso o Governo da Província de Tete fez entrega de 10 barcos aos pescadores artesanais no distrito de Mutarara, com objectivo de aumentar a capacidade do pescado e colecta de receitas próprias e para os cofres do Estado. Com o funcionamento das embarcações os pescadores artesanais daquele distrito passa a aumentar a sua capacidade do pescado que passa éde 2500 para 5000 tonelada.

Ler mais

Trata se de uma represa localizada no bairro Déguè, unidade de Mitsanha que vai beneficiar a população daquele ponto do distrito de Tete. Na ocasião, Sua Excelência Paulo Auade, Governador da Província disse no seu discurso que para o Governo de Moçambique, uma das prioridades é a agricultura para a produção de comida no seio das comunidades, sendo esta, uma forma de combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento.

Ler mais

A população da localidade de Lilanga no Posto Administrativo de Dómuè distrito de Angónia, recebeu no passado dia dois de Agosto do ano em curso, um pequeno sistema de abastecimento de água que foi entregue por Sua Excelência Paulo Auade, Governador da Província de Tete.

Ler mais

Decorreu no passado dia 3 de Agosto no povoado de Folotia no distrito de Angónia a segunda edição do festival do povo Nguni. O evento iniciou com a visita aos monumentos históricos de Zintambira seguida de uma cerimónia tradicional.

Ler mais

Decorreu entre dias os dia 24 à 26 de Julho do ano em curso no Instituto Industrial de Matundo e com a duração de 3 dias, a formação de gestores das instituições do Educação  Profissional (instituições de Ensino Técnico Profissional e Centros de Formação Profissional) em Sistema Electrónico de Gestão de Informação da Educação  Profissional (SEGI-EP).

Ler mais

O Ministério de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) através do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE), torna público que estão abertas candidaturas para 97 bolsas de estudo oferecidas pelo Governo Argelino para o ano lectivo 2019/2020.

Veja a tabela em anexo.

Ler mais

A Direcção Provincial da Ciência e Tecnologia Ensino Superior e Técnico Profissional empossou ontem, dia 16 de Julho três chefes de sectores, designadamente: Departamento de Ensino Superior, Departamento Ensino Técnico Profissional e Repartição de Estudos e Planificação.

Ler mais