A Provincia

Turismo

Data: 19/05/2017

 Província de Tete, oferece grandes atractivos para o desenvolvimento do turismo do interior. Na albufeira de Cahora Bassa, a actividade turística já está em franco desenvolvimento, ainda há a destacar as águas termas de Boroma, as fontes de água da Angónia, da Macanga de Chiúta, de Zumbu as fortalezas na cidade de Tete, para além de muitos outros locais de interesse turístico.

Igualmente, Tete está recheado de vários atractivos paisagísticos que se encontram por exemplo no: no grande Vale do Zambeze e na orografia para a prática do turismo de montanha.

Para conservação dos recursos naturais há um envolvimento das comunidades locais na utilização e maneio dos recursos  naturais como o caso “Tchuma Tchato”, um modelo mais viável e transparente para a protecção do meio ambiente natural ao benefício de todos nós na terra. Desta, é uma forma e processo capaz de identificar formas de como os conflitos entre os homens  e outros recursos na gestão de espaço e no uso dos recursos naturais pudessem ser minimizados. Esta filosofia viabiliza as comunidades rurais vulneráveis aos impactos causados por esses recursos estarem envolvidos na gestão e utilização sustentável  dos mesmos recursos, resultando assim na melhoria da qualidade da sua vida.

Tchuma Tchato

No turismo do interior que é baseado na defesa de pessoas e seus bens nos distritos de Chifunde, Macanga, Chiuta, Changara, Cahora Bassa, Mágoè, Marávia e Zumbu  e no âmbito da conservação comunitária onde funciona o Programa Tchuma Tchato existe várias empresas de turismo Ecológico a saber:

  • Safaris de Moçambique, opera desde 1987 no Posto Administrativo de Chintopo, Distrito de Mágoè a desenvolver caça cinegética, com uma área cerca de 2500 km2.
  • África Hunt and Tour, opera desde 2001, na Localidade de Daque nos Distritos de Mágoè e Cahora-Bassa, a desenvolver caça cinegética, com uma área cerca de 6000 km2.
  • Sable Hills Moçambique (Thuvi Safaris), opera desde 2006 na Localidade de Cazindira, no Distrito de Mágoè a desenvolver caça cinegética, com uma área cerca de 1.600 km2.
  • Mulambe Safaris e Turismo, opera desde 2002 em Chiritse e Chifunse nos Distritos de Macanga e Chiúta, a desenvolver caça cinegética, com uma área cerca de 3000 km2.
  • Chawalo Safaris e Turismo, opera desde 2004 no Distrito de Zumbo a desenvolver caça cinegética e pesca desportiva, com uma área cerca de 200 km2.
  • Moçambique Safaris/Muze, opera desde 2004 no Posto Administrativo de Muze, Distrito de Zumbo a desenvolver caça cinegética, com uma área cerca de 3000 km2.
  • Chiputo Safaris, a instalar-se no Posto Administrativo de Chiputo, Distrito da Marávia para desenvolver caça cinegética e Eco-turismo.
  • Tete Big Game Safaris e Turismo, a instalar-se no Distrito de Changara para desenvolver caça cinegética.
  • Nhanda Safaris, a instalar-se no Distrito da Marávia para desenvolver caça cinegética.
  • Tetense Safaris, opera desde 2007.
  • Bungwe Safaris e Turismo. Em registo.
  • Lhangwe Safaris. Em registo.

Actrativos  Histórico-Cultural

Na Cidade de Tete: Existe a Fortaleza de São Tiago Maior, São Miguel e D.Luís, a Ponte Samora Machel;

No Distrito de Zumbo: existe a Igreja da Missão Católica de Miruro;

No Distrito de Changara: existe a Igreja da Missão Católica deBoroma-Changara, que é uma das mais antigas que foi construída em 1884. Estando situada no cimo de uma montanha, a 25 km da Cidade de Tete. Existe igualmente o monumento “Mártires de Wiriamo”, o Massacre de Wiriamo, ocorrido a 16 de Dezembro de 1972.

No Distrito de Angónia: existe a Igreja da Missão Católica de Dómwè e Lifidze;

No Distrito de Tsangano: existe a Igreja da Missão Católica de Fonte Boa e o monumento Zintambira.

Ainda no Distrito de Tsangano a área de Chiandame, e a sua fauna contempativa, com mais incidência de búfalos e pala-palas, torna-lhes mais atrativo.

No Distrito de Macanga: a mantanha Furancungo, que significa Monte carregado de cinzento, é um dos lugares mais fascinantes e históricos deste distrito. Existe igualmente o monumento de Mártires de Ntengo wa Minga situado mesmo na Vila sede, Furancungo.

A casa de Pedra, situada no Posto Administrativo de Chidzolomondo. Aqui existem duas versões sobre este monumento, uma refere que foi feito pelo primeiro branco que chegou na zona de nome Brito. A outra sustenta ter se tratado de um lugar estratégico para enfrentar ataques dos indígenas as guerras de resistência contra a ocupação colonial.

A localidade de Kampala que possui uma reserva de animais com mais incidência para o leão, elefante, pala-pala, Kudu e zebras. É considerado este local espirituoso.

No Distrito de Cahora-Bassa: o Mazimbabwe do Songo, é uma das obras resultante da curiosidade humana, o Rei Songo, que nos tempos passado, ao pretender castigar os seus servos obrigou-os a juntar pedras com objectivo de alcançar o céu onde para ele residia Deus. Mazimbabwe, é uma obra quase natural, com mais ou menos de cerca de 80 a 100 m de altura; local que suscita curiosidade a muitos visitantes.

Fontes de águas termais no Distrito de Changara, Moatize, Boroma;Cangulo-Chifunde e Daque-Mágoè.