A Provincia

Tradições gastronómicas

Data: 19/05/2017

Pode deliciar-se com vários pratos típicos, caso da massa de farinha branca de milho com diversos tipos de caril, miudezas de cabrito conhecido por N´Kongue, peixe Pende grelhado ou cozido, diversas verduras. O capenta seco é outro prato utilizado assim como massa de farinha de mapira de machoeira.

Comida

O Peixe Pende da 1ª categória, é o mais concorrido para confecionamento de pratos típicos Moçambicanos a Tetense, para além da Caldeira de cabrito se junta também o Peixe Tigre, conhecido por N’tsene, onde as três variedades típicas, preparadas com rigor local dispensam qualquer equivoco, seja onde forem consumidas.

O Peixe Capenta também conhecido como sardinha de Tanganica foi aqui introduzido e basta secar ao sol uma pequena quantidade para alimentar uma família.

Todos os anos se pescam toneladas de Capenta, representando uma das mais importantes indústrias de exportação do país. Dá trabalho a mais de 2000 pescadores.

Bebidas

Pombe: é uma bebida de fabrico caseiro mais predida pelos naturais de Tete, que é produzida com diferentes ingredientes tais como farelo, açucar, farinha de mapira e de milho.

Catchassa: é uma bebida de fabrico caseiro mais predida pelos naturais de Tete, que é produzida com maçanicas e açucar.

O Embondeiro, árvore que produz o fruto malambe, é uma árvore secular, lendária e que aparece intimamente ligada a vida das populações das Províncias de Tete, Cabo-Delegado e Inhambane. São várias as histórias contadas de pais para filhos, onde o embondeiro é principal personagem. É árvore de acordo com idade mais de 15 m altura.

A acompanhar há algumas bebidas tradicionais como o Pombe que leva farelo, açúcar, farinha de mapiro e farelo. Ou então o cachaço de maçanica, farelo de tamariz e amarula (m´fula).

E a sobremesa? Que tal a fruta da região, Malambe: fruto com podeiro nutritivo elevadíssimo. A partir dele se pode fabricar o logurte, doces e bebidas tradicionais.como a amarula, por exemplo, maçanica e tamarie.