Mutuários de Mutarara rembolsam cerca de 116 mil do FDD

Data: 31/12/2018
Mutuários de Mutarara rembolsam cerca de 116 mil  do FDD

Por esta razão, o Governo do distrito considera razoável o desempenho das actividades do reembolso do Fundo do Desenvolvimento Distrital referente dos 9 meses de 2018.

De acordo com a Secretária Permanente daquele distrito, no período dos 9 meses, foram reembolsados um total de 116 mil 150,00 Mt, o que corresponde a 4,8 porcentos da meta anual, estabelecida em 2 milhões e 400 mil Mt, com um crescimento de 0,2 porcento, comparativamente ao igual período de 2017 onde foram reembolsados cerca de 115 mil 870,00 MT.

Helena Salvador Nhantumbo, indica que o reembolso tem como impacto, o aumento da produção e produtividade; renda familiar, criação de mais postos de emprego e na construção de casas melhoradas para a sua habitação.

No período em referência, o sector fez acompanhamento das actividades, pese embora com certas dificuldades.

No ano de 2017, o distrito de Mutarara, foi dotado com um orçamento de 4 milhões de meticais, tendo financiado 41 projectos, dos quais 25 de produção de alimentos e 16 de geração de rendimento, com a criação de 148 posto de empregos.

Contudo, Nhantumbo considera que no distrito, persiste ainda o fraco reembolso por parte dos mutuários no pagamento do seu crédito, o que constitui um dos maiores constrangimentos ao nível do Governo.

De modo a minimizar essa dificuldade, são desafios do governo de Mutarara, através de encontros constantes e regulares, a sensibilização aos mutuários e outros intervenientes, para aderirem ao reembolso do seu crédito.

De igual modo, estão em curso visitas de monitoria aos conselhos locais dos postos administrativos e localidades, para além da sensibilização aos beneficiários de tractores, para aumentarem suas áreas de lavoura e multiplicarem suas actividades de forma a aumentar a sua produção e produtividade.