Mais de 60 mil pessoas sstão sem tratamento anti-retroviral

Data: 31/12/2018
Mais de 60 mil pessoas sstão sem tratamento anti-retroviral

Mais de 60 mil medicamentos por toda a província de Tete, encontram-se em tratamento anti-retroviral. Esta data foi revelada no dia 1 de Dezembro corrente, nas celebrações do dia mundial contra a SIDA, que foi o ano passado na luta pela prevenção da epidemia do HIV e da SIDA.

 

A Secretária Permanente Provincial, Lina Portugal, em representação do Presidente do Núcleo Provincial do Combate ao SIDA, no seu discurso, disse que a Província de Tete teve uma redução de taxa de seroprevalência de 7 para 5,2 porcento que por sinal, é a mais baixa do país.

Portugal, disse ainda que dado do inquérito de imunização da “Malária SIDA de 2015” a Província de Tete é considerada como a que boas práticas introduziram sobre a matéria, daí a redução de casos. “Deveu-se pelo facto, do cometimento das lideranças governamentais, envolvimento das organizações comunitárias de base nas acções de prevenção e cuidados domiciliários, tratamento e mitigação das consequências do HIV e SIDA”, frisou.

Num outro desenvolvimento, Portugal referiu que este sucesso, despertou atenção sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na província, por isso, é mais do que obrigação, “irmos ao encontro das expectativas criadas, redobrando esforços, é o nosso compromissos priorizar a prevenção para acelerar o controlo da epidemia do HIV e SIDA”.

Entretanto, foi estabelecido um conjunto de metas que precisam ser alcançadas até 2020, que fazem parte da estratégia 90-90-90, quer dizer 90 porcento de todas as pessoas vivendo com HIV conheçam oseu seroestado; que 90 porcento das pessoas diagnosticadas recebam terapia antiretroviral e que 90 porcento das pessoas recebendo o tratamento possuam carga viral suprimi-da e possam diminuir a transmissão do vírus.

Por fim, a SP acrescentou que actualmente em todos os distritos da província de Tete, já se faz o tratamento antiretroviral, e houve uma redução das distâncias, para se conseguir um tratamento, era necessário percorrer mais de 500 km de Zumbo à cidade de Tete.

Nos últimos quatro anos, o número de pessoas que têm acesso aos serviços de testagem cresceu em 316 porcento, cerca de 180 mil 294 em 2013 para 569 mil 715 em 2018. No que se refere ao tratamento anti-retroviral, 60 mil 293 pacientes estão em tratamento dos quais 56 mil 827 são adultos e 3 mil 466,são crianças, com 182 óbitos e 999 abandonos.