Lilanga passa ter fonte de água potável

Data: 08/08/2019
Lilanga passa ter fonte de água potável

A população da localidade de Lilanga no Posto Administrativo de Dómuè distrito de Angónia, recebeu no passado dia dois de Agosto do ano em curso, um pequeno sistema de abastecimento de água que foi entregue por Sua Excelência Paulo Auade, Governador da Província de Tete.

O sistema em referência foi construído pela Visão Mundial, uma ONG que opera naquele distrito e irá beneficiar cerca de 1.568 famílias da localidade de Lilanga. No acto da inauguração, o Governador da Província disse que o Governo de Tete em parceria com a Visão Mundial viu a necessidade de melhorar a vida da população de Lilanga porque a água é vida.

Segundo Mercy Chaledzera gestora distrital de programas da Visão Mundial no distrito de Angónia, naquela comunidade já existia um furo, onde a organização foi revestir e transformá-lo em sistema e as obras tiveram a duração de dois meses, custando um valor de três milhões trezentos e cinquenta mil meticais.

Para a conservação do sistema de água, Chaledzera disse ainda que foi criado a partir da própria comunidade um comité de gestão de água que irá trabalhar em coordenação com o Serviço Distrital de Planeamento Infra-estrutura para a colecta de dez meticais por família, valor este que servirá para a manutenção do mesmo.

Ainda no posto administrativo de Dómuè, o chefe do executivo de Tete inaugurou a ponte sobre o rio Missango na localidade de Khombe.

Texto e Imagem: ICS.