Governador satisfeito com um inovador em tractores

Data: 25/10/2018
Governador satisfeito com um inovador em tractores

O Governador da Província de Tete, Paulo Auade, ficou satisfeito pelo trabalho de inovação de Maique Fabione Thaulo, residente de Mphende, sede do distrito de Mágoè que conseguiu fabricar um tractor através do material reciclado.

Paulo, por ter gostado da iniciativa, enalteceu o trabalho feito pelo inovador, tendo ainda prometido fazer algumas encomendas ao grande inovador, para servir as diversas comunidades naquele ponto da Província.

Numa conversa informal com o inovador, o governador apelou ao mesmo para que continue com as actividades e avançar mais com as suas ideias de inovador, para além de ensinar aos outros na comunidade.

A nossa reportagem soube do Maiqui Fibione Thauro, que para inovador aquele tractor, o trabalho aturado durou cerca de 5 anos, isto é, iniciou em 2012 e terminou em 2017, com o objectivo de ser usado domesticamente.

O material usado naquela máquina, foi o ferro velho, chapas, carretos, tubos metálicos e mangueiras, com uma capacidade de levar 40 botijas de água de 20 litros cada, o tanque de combustível tem a capacidade para 18 litros e a velocidade é de 40 km/h. Segundo o inovador não faz cálculos do valor gasto na fabricação daquele veículo motorizado.

De acordo com Maiqui Thauro, possui um motor de marca Chang-fá, do fabrico chinês, que dantes serviu para moageira à diesel, mas com o desenvolvimento actual, a zona de Mphende usa-se frequentemente moageiras eléctricas.

Segundo o inovador, para além de servir para moageira, o mesmo motor pode servir igualmente para gerador eléctrico, motobomba e motor para barco.

 Maiqui, pensa em continuar cada vez mais com as ideias inovadoras em máquinas daquele género de modo a superar algumas dificuldades da falta de transporte para o escoamento de excedentes aos locais de comercialização e transporte de água.

 Assim, para o tractor já fabricado, o autor está fazer um estudo de modo a criar sistema de como usar charruas para lavoura nos campos.

Tecto: ICS.