Governador da Província exige ao FIPAG Programa Concreto Para 2019

Data: 24/01/2019
Governador da Província exige ao FIPAG Programa Concreto Para 2019

O Governo Províncial exige ao FIPAG, Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água para apresentação do programa e indicação do tempo concreto para o início do das obras de reabilitação e expansão da rede de distribuição, num curto tempo de modo a minimizar as queixas apresentadas pelas comunidades quanto à falta de água nos municípios de Tete e Moatize.

Para o efeito, é necessário colaborar com os secretários dos bairros de modo a desenhar acções e programar comissões de monitoria regular.

A informação, foi avançada na segunda reunião multissectorial do informe da situação Epidemiológica das Doenças Diarreicas realizada recentemente na cidade de Tete.

Paulo Auade, Governador da Província questionou ao FIPAG sobre o plano de combate a fugas e roturas existentes de tubos de água na cidade de Tete .

A nossa reportagem em contacto com Franklin Gravata, técnico de Comunicação e Imagem da empresa, soube que o FIPAG neste ano possui 2 grandes projectos que são: Provida e do WASIS II onde serão reabilitados 15 kms de condutas, expansão da nova rede e a reabilitação da rede antiga.

Naquele projectos, estão agendados ainda abertura de 21 novos furos na cidade de Tete, para reforçar a rede existente, prevendo beneficiar cerca de 6300 pessoas.

Refira-se, que actualmente, o FIPAG na cidade de Tete, está produzir 44 mil m3 por dia e espera-se que essa produção suba para 59 mil m3/dia, depois da construção dos 21 furos, prevendo que o número passe de 37 mil para mais de 43 mil consumidores, apenas na cidade de Tete .

A abertura de novos furos, conta com o financiamento do Banco Mundial no projecto Wasis II que na fase subsequente, englobará dois centros de distribuição na cidade de Tete e vila de Moatize, a construção de adutoras que irão ligar os municípios de Tete e Moatize, numa extensão de 25 kms e a reabilitação e construção de 130 kms da rede de distribuição na cidade de Tete.

Texto: ICS.