Detidos 60 garimpeiros do Malawi na Província de Tete

Data: 15/05/2017
Detidos 60 garimpeiros do Malawi na Província de Tete

A prática de garimpo ilegal está a atingir níveis bastante críticos, nos últimos tempos, em Moçambique, constituindo assim uma maior preocupação para as autoridades, por resultar em imensos prejuízos económicos e danos ambientais, numa clara violação da legislação que regula as actividades cujo valore dos produtos comercializados escapam ao controlo do Governo.

Esta semana, no distrito de Chifunde, localidade de mesmo nome, província de Tete, um total de 60 garimpeiros ilegais de nacionalidade malawiana, foram detidos pela Polícia moçambicana da guarda de fronteira, por realizarem extracção ilegal de ouro, naquela região do país.

De acordo com a chefe das relações públicas do comando provincial de Tete, Deolinda Matsinhe, trata-se de uma operação conjunta levada a cabo pelas três forças moçambicanas, protecção civil, alfândega e guarda fronteira, visando evacuar e repatriar garimpeiros ilegais que se encontravam na região a praticarem exploração ilegal de recursos naturais em Moçambique.

Não foi revelado o valor do ouro recuperado. Entretanto, zimbabweanos, malawianos, tanzanianos, zambianos, congoleses incluindo nacionais, delapidam o ouro da região.