DPEF divulga SISTAFE e e-SISTAFE

Data: 05/11/2018
DPEF divulga SISTAFE e e-SISTAFE

Perante órgãos de Comunicação Social e membros do Governo Provincial, a Direcção Provincial da Economia e Finanças promoveu no passado dia 17 do mês de Outubro um seminário de capacitação em matéria de divulgação do Sistema de Administração Financeira do Estado, SISTAFE e e-SISTAFE.  

O evento tinha como objectivo, estabelecer um canal regular e interactivo para a troca de experiências, auscultação e esclarecimento entre os responsáveis pela implantação e desenvolvimento do e-SISTAFE, no âmbito da reforma da Administração Financeira do Estado.

As profundas reformas levadas a cabo, de 2002 a esta parte, têm permitido importantes realizações de sucessos, que se reflectem na melhoria da qualidade dos serviços prestados nos vários domínios de gestão das Finanças Públicas, pese embora persistam ainda desafios no uso do e-SISTAFE.

Segundo Paulo Aude, governador da província de Tete, no seu discurso de abertura, disse aos presentes que pretende-se igualmente, através deste seminário, promover as boas práticas no uso da ferramenta do e-SISTAFE no exercício das nossas actividades, fundamentalmente no que diz respeito à execução das despesas na Administração Pública.

Dotar os jornalistas de informação sobre o Sistema de Administração Financeira do Estado e o e-SISTAFE, sobre o fluxo do orçamento do Estado na plataforma electrónica, bem como os princípios e procedimentos que suportam a plataforma em referência, permitindo assim, uma melhor abordagem e divulgação dos conteúdos adstritos na matéria em análise. 

Outrossim, pretende-se potenciar os órgãos de comunicação social de conhecimentos profundos sobre a divulgação, tendo em conta o papel fundamental que a comunicação social tem na sociedade, pois um jornalista bem informado e consciencializado sobre o Sistema de Administração Financeira do Estado e o e-SISTAFE, poderá transmitir uma mensagem fiel e real dos factos que ocorrem no dia-a-dia nas instituições públicas. 

Importa referir que, foram abordados os seguintes temas: Sistema de Administração Financeira do Estado (SITAFE); Procedimentos para a execução de despesa Pública (E-SISTAFE) e Segurança no Sistema, com foco nos procedimentos de segurança, conducentes a uma melhor programação e gestão da coisa pública ao nível do sistema. Sabe-se que no mesmo seminário, além de jornalistas, foram igualmente capacitados membros do Governo Provincial.

Texto: ICS.