Capacitação de pontos focais de H.S.T

Data: 05/11/2018
Capacitação de pontos focais de H.S.T

Tete capacitou pontos focais das diversas instituições na Administração Pública em matéria de Higiene e Seguraça no Trabalho.

Com a duração de dois dias, teve lugar na cidade de Tete, nos dias 24 e 25 de Outubro  de 2018 um seminário de capacitação dos pontos focais das Direcções Provinciais, Delegações e Governos Distritais em matéria de Higiene e Segurança no Trabalho na Administração Pública, à luz do Decreto nº 14/018, de 28 de Março, que aprova o Regulamento de Higiene e Segurança na Administração Pública.

A capacitação que foi deliberada na X Sessão do Governo Provincial, enquadra-se no programa de governação e tinha como objectivo principal, garantir a higiene e segurança nas instituições públicas da província.

De forma específica, ao longo da capacitação, foram ministradas matérias ligadas aos acidentes de trabalho, versus doença profissional; vantagens na prevenção de acidentes de trabalho; classes de incêndio e métodos de extinção; medidas de prevenção e agentes extintores; técnicas de abandono da área, saída organizada, pontos de encontro, chamadas e controlo de pânico; limpeza e organização do local de trabalho; noções e técnicas de primeiros socorros; técnicas de remoção de vítimas, entre outras matérias relacionadas com a higiene e segurança na Administração Pública em conformidade com o Decreto que temos vindo a citar.

 

O Governador da Província, Paulo Auade, chamou atenção a todos participantes, durante o discurso de abertura, para a importância de todos aqueles temas, porque, muitas vezes em situações de catástrofe, mais do que a própria catástrofe, o que causa muitas mortes, é o pânico e a forma desordenada como as pessoas tendem a abandonar o local do sinistro.

Auade, frisou que é muito importante que, para além da formação teórica que acabava de iniciar, de quando em vez, se façam simulações de catástrofes, como forma de treinar a capacidade reactiva, perante situações como incêndios ou calamidades naturais.

Disse ainda que os elementos ora em capacitação, tenham a capacidade de depois, fazer a devida réplica e pôr em prática todos os ensinamentos para que as instituições do estado, sejam um local seguro para estar e trabalhar, reduzindo o risco de desastres e de doenças profissionais, como bem diz o velho ditado “ Antes prevenir, do que remediar”.

No final da capacitação, os pontos focais presentes no evento disseram que, com as experiências obtidas naquele seminário comprometem-se a dar o seu máximo na réplica aos outros funcionários e agentes do Estado, na nobre missão de garantir a higiene e segurança nas instituições de Administração Pública da Província.

 Texto: ICS.