A despedida merecida dos mancebos em Tete

Data: 05/11/2018
A despedida merecida dos mancebos em Tete

Um total de 212 recrutas do segundo turno de 2018, despediram-se do governo da província, dos seus pais, e da sociedade em geral, na segunda quinzena de Outubro, para os centros de instrução militar, os quais serão integrados nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Daquele universo, 203 são do sexo masculino e apenas 9 do sexo feminino provenientes de todos os distritos da província de Tete, com idades compreendidas entre 18 e 35 anos, que constituirão um grande contributo, na defesa da pátria, da soberania, da integridade territorial, bem como na manutenção e consolidação da paz em Moçambique.

O governador da província de Tete, Paulo Auade, disse aos mancebos que se despediram para o serviço militar, que nos centros de instrução básico-militar, os jovens devem tomar a pontualidade como sentinela das missões e a disciplina como base de formação da personalidade para que, ao fim dos dois anos do cumprimento daquela missão, sejam realmente homens do amanhã.

Ao despedir-se dos mancebos, o governante da provincia de Tete, reiteirou que o governo irá dar o seu apoio incondicional, para que a missão dos jovens seja cumprida com êxito, assegurando os lugares dos mesmos, nas entidades patronais onde se encontravam a trabalhar, bem como nos estabelecimentos de ensino onde frequentavam os diferentes níveis de escolaridade.

Outrossim, alguns daqueles poderão dar continuidade à carreira militar, ingressando nas diversas academias do país, seguindo diferentes especialidades.

 Paulo Auade, recordou aos jovens mancebos que a preparação básica-militar deles, não servirá apenas para travar batalhas e guerras. Em tempos de paz, os militares desempenham igualmente um papel importante no socorro e salvamento da população, em situações de desastre ou calamidades naturais que, com o fenómeno das alterações climáticas tendem a ser cada vez mais frequentes.

Sabe-se no entanto, que a incorporação daqueles recrutas do segundo turno nas fileiras das Forças Armadas de Defesa de Moçambique ocorre num momento particularmente histórico, onde vai –se assinalar a passagem dos 50 anos sobre a morte do arquitecto da unidade nacional e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, Eduardo Chivambo Mondlane, que dirigiu o desencadeamento da Luta de libertação de Moçambique das mãos do colonialismo português.

Neste contexto, inspirados nos ideais daquele grande herói e dos jovens do 25 de Setembro, o governador da Província de Tete exortou aos jovens recrutas, para que levem nos seus corações a determinação e a vontade firme de defenderem a pátria de heróis, levando igualmente o amor e carinho escaldantes desta terra quente e maravilhosa.

Refira-se que o Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização de Tete, na operação do recenseamento militar que decorreu nos meses de Janeiro e Fevereiro do ano em curso, cumpriu e superou com satisfação a meta programada, uma vez que dos 16 mil e 200 previstos, conseguiu recencear 20 mil e 714 macebos.

Texto: ICS.