A SENAMI é chamada a defender os interesses da pátria

Data: 17/08/2019
A SENAMI é chamada a defender os interesses da pátria

Sob lema, “SENAMI Apostado na Melhoria dos Serviços Prestados e na Erradicação da Corrupção”, decorreu de 9 à 11 de Agosto corrente, o segundo Conselho de Cordenador da Migração, no Hotel VIP-Executive na Cidade de Tete. O Evento foi orientado por Sua Excelencia Jaime Basílio Monteiro, o Ministro do Interior. O evento tinha como objectivo fazer balanço das actividades de 2018 e primeiro semestre de 2019 e também desenhar estratégias de forma a servir melhor a todos aqueles que procuram os serviços de migração.

Na intervencao de Sua Excelencia Paulo Auade, o Governador da Província, dsse que está província por ser um corredor dum lado, e um dos principais destinos de investimento nacional e estrangeiro, regista um grande movimento migratorio feito por cidadaos de varias nacionalidade, nisto-se exige-se das autoridade mocambicanas a maior capacidade de controlo e de fiscalização das fronteiras, de forma a garantir a segurança e a integridade de todo o território.

O chefe do executivo de Tete, disse ainda que tem-se em vista, entre outras medidas, a extensão do sistema de emissão de vistos biométricos de fronteira, em todos os postos de travessia; a instalação de sistemas de pedidos de emissão de passaportes nos distritos numa fase piloto. Neste termo está em curso a construção de um posto de travessia na zona de Capirizandji, para o controlo do movimento migratório na linha férrea Moatize-Nacala, via Malawi.

Entretanto, o Ministro do Interior, Jaime Basílio Monteiro, disse em seu discurso que no presente quinquénio, notou se uma transformação qualitativa e quantitativa com a implementação do seu estatuto orgânico, como é o caso de aplicação com sucesso do regime de transição e enquadramento dos funcionários da extinta Direcção Nacional de Migração para SENAMI (Serviço Nacional de Migração), e ainda a formação e enquadramento na nova estrutura e patenteamento de 1.395 membros, entre oficiais comissários, superintendentes, inspectores e sargentos.

Monteiro, disse ainda que os desafios são enormes, por isso que o II Conselho Coordenador da Migração deve dedicar-se apenas a atenção na análise do grau de cumprimento das atribuições estatutárias dos órgãos do SENAMI, mas sim identificar também os principais desafios que se colocam ao sector e perspectivar as soluções adequadas, tomando em conta a dinâmica interna, regional e internacional, de modo a ajustar as suas acções aos pressupostos da lei, sempre no sentido de garantir melhor prestação de serviço ao cidadão, a razão da suaexistência, concluiu.       

Texto e Imagem: ICS.