A Provincia

Perfil dos Distritos

Poderá encontrar nestes documentos a caracterização geral de cada distrito, bem como aspectos historico-políticos e sociais, a demografia, línguas faladas, a organização administrativa e as principais actividades económicas praticadas em cada distrito.

O distrito da Angónia está situado no extremo norte-nordeste da Província de Tete, sendo limitado a Norte, Nordeste e Este pelo território do vizinho Malawi, a Sul pelo distrito de Tsangano, e a Noroeste pelo distrito de Macanga.

Ler mais

 distrito de Cahora Bassa localiza-se no Centro-Sul da província de Tete, sendo limitado a Norte pelos Distritos de Marávia e Chiúta, a Este pelo Distrito de Changara, a Sul a República do Zimbabwe e a Oeste o Distrito de Mágoè.

Ler mais

O Distrito da Marávia está localizado a Noroeste da Província de Tete, fazendo fronteira, a Norte, com a República de Zâmbia, e, a Oeste, com Distrito de Zumbu, a Este, com o Distrito de Chifunde e a Sul, pelo Rio Zambeze, fazendo fronteira com o Distrito de Cahora Bassa.

Ler mais

O Distrito de Moatize, que dista 20 Km do Município de Tete, situa-se a Noroeste da cidade capital provincial, entre os paralelos 15° 37’ e 16° 38’ de latitude Sul e entre os meridianos
33° 22’ e 34° 28’ de longitude Este. É limitado, a Norte pelos distritos de Chiúta e Tsangano; a Este, pela República do Malawi; a Sul, pelos distritos de Tambara, Guro, Changara e
Município de Tete, através do Rio Zambeze, e Mutarara, através do Rio Mecombedzi; e a Oeste, pelos distritos de Chiúta e Changara.

Ler mais

O Distrito de Mutarara está localizado a Sudeste da Província de Tete, situando-se entre os paralelos 16° 22’ e 17° 45’ de latitude Sul e entre 34° 00’ e 35° 20’ de longitude Este. É limitado, a Norte, pelo Distrito de Moatize, a Sul, pelas províncias de Sofala e Zambézia, a Oeste, pela Província de Sofala e, a Este, pela República do Malawi.

Ler mais

O Distrito de Tsangano foi elevado à condição de distrito quando da nova divisão administrativa do País, tendo herdado parte do território pertencente ao Distrito da Angónia o qual foi dividido sensivelmente a meio, naquilo que constituía a sua região su-sudeste.

Ler mais

O Distrito de Zumbu está localizado a Oeste da Província de Tete, confinando a Norte e Oeste com a República da Zâmbia, a Sul com o Distrito de Mágoè, através do Rio Zambeze e a Este com o Distrito da Marávia, através do Rio Uncanha. A extensão da fronteira com a Zâmbia é de 250 Km a partir de Zumbo-Sede até à Localidade de Uncanha, no Distrito da Marávia.

Ler mais

O Distrito de Chiuta está localizado na Província de Tete, entre os distritos de Macanga, a Norte, Chifunde, a Nordeste, Marávia, a Oeste, o Rio Zambeze, a Sudoeste, Moatize e Tsangano, a Sudeste e a Este, respectivamente. A Sede do distrito de Chiuta situa-se a cerca de 75 Km da capital provincial de Tete.

Ler mais

O Distrito de Macanga localiza-se a Norte da Província de Tete, sendo limitado, a Norte, pela República do Malawi, a Sul, pelo Distrito de Chiuta, a Este, pelo Distrito de Angónia e a Oeste
pelo Distrito de Chifunde.

Ler mais

O Distrito de Changara está localizado a Sul do Rio Zambeze, com a Sede Luenha, a 96 Km da cidade capital da Província, confinando a Norte com os distritos de Cahora Bassa, Chiúta, Moatize e Cidade de Tete; a Este com a República do Zimbabwe e os distritos de Mágoè e Cahora Bassa e a Sul com a Província de Manica, através do Rio Luenha.

Ler mais