A Provincia

Cultura e Tradição

A  Província de Tete, com indumentária composta por v’arias características étnicas culturais oferece as suas famosas danças típicas como: Nhau e Kadaba, que retratam o implorar aos esperítos de ex-guerrilheiros tradicionais. Recorde-se que o Nhau foi consagrado pela Nações Unidas em 2007 como o Património Cultural da Humanidade, cuja a celebração contou com a participação do Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, na Vila de Ulónguè.

A população da Província pratica igualmente o Mafuwe, Nhanga, Tchintali, Tchiwere, N’ handa, N’goma e N’cansuere, que são danças frequentes em cerimónias para recepção de grandes figuras, pedido de acontecimentos (chuvas) ao espiritos e outros.

Pode deliciar-se com vários pratos típicos, caso da massa de farinha branca de milho com diversos tipos de caril, miudezas de cabrito conhecido por N´Kongue, peixe Pende grelhado ou cozido, diversas verduras. O capenta seco é outro prato utilizado assim como massa de farinha de mapira de machoeira.

Ler mais

A dança Nhau, constitui a cultura dos habitantes desta província, que exige bastante agilidade do seu dançarino, duma máscara de madeira e a dança tabu de ritos de iniciação.

Ler mais

A música e danças tradicionais, artes plásticas e literatura são as mais predominantes. A escultura em pau-preto, cerâmica, cestaria, latoaria e ferragem são outras actividades artísticas e artesenais praticadas na Província de Tete.

Ler mais